CUIDADO COM A DENGUE, ELA MATA
- Tiago Lima
- 20 de fev. de 2024
- 3 min de leitura

Em meio a pandemia de dengue poucas cidades estão preparadas para combater o surto, levando a saúde publica mais uma vez ao caos.
Na cidade de Mauá não é diferente, o poder publico não se organizou para o combate ao surto da dengue, pelo ao contrário na cidade de Mauá a inoperância do poder publico na gestão do Prefeito do Marcelo Oliveira leva moradores a NÃO TER UM CANAL DE DENUCIA para os focos de da dengue. Morador a rua Nicarágua no bairro do Parque das Américas, relatou que esta a 3 dias tentando entrar em contato pelo os telefones da Prefeitura de Mauá e não consegue: "Existe até um 0800 mas vive ocupado", relata o morador.
Em torno disso a Radio Parceiro do ABC, se pergunta: "Será que os Agentes Públicos (Prefeito Marcelo Oliveira e seus secretariado e vereadores) realmente estão preocupados com a população ou estão preocupados apenas em se reeleger.

Sintomas:
A infecção por dengue pode ser assintomática, ter sintomas leves ou graves, podendo levar à morte. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
– febre alta, maior que 38.5ºC;– dores musculares intensas;– dor ao movimentar os olhos;– mal estar;– falta de apetite;– dor de cabeça;– manchas vermelhas no corpo.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sinais de alarme da dengue:
– dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome;– vômitos persistentes;– acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico);– sangramento de mucosa ou outra hemorragia;– aumento progressivo do hematócrito;– queda abrupta das plaquetas.
Tratamento:
Não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico. O tratamento é feito de acordo com a avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso, a fim de aliviar os sintomas.
A assistência em saúde ao paciente inclui:
– fazer repouso;– ingerir bastante líquido (água);– não tomar medicamentos por conta própria;– hidratação por via oral (ingestação de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);
No momento, só existe uma vacina contra dengue registrada no Brasil e ela está disponível apenas na rede privada. É usada em 3 doses no intervalo de 1 ano e, segundo instruções do fabricante, da OMS e da Anvisa, somente deve ser aplicada em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue.
Prevenção:
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Fonte:
O Prefeito dessa cidade só esta pensando em se reeleger